Em entrevista ao programa WW, o professor Vinícius Rodrigues Vieira, da FAAP, alertou que a política econômica adotada pelo presidente Donald Trump pode enfraquecer o dólar, principal pilar da força global dos EUA. A moeda norte-americana, usada como padrão em negociações internacionais e reservas cambiais, tem oscilado junto com os Treasuries — títulos da dívida americana — desde que Trump intensificou medidas protecionistas.
Especialistas apontam que a retórica agressiva do presidente, especialmente contra aliados, abala a confiança mundial nos EUA, incentivando a busca por alternativas ao dólar. Apesar de reconhecer o impacto, o economista José Kobori ressalta que a hegemonia da moeda americana não será derrubada rapidamente.
Criado após a Segunda Guerra, o sistema financeiro internacional deu ao dólar posição privilegiada, permitindo aos EUA manterem alto consumo e endividamento. Contudo, recentes movimentos, como a imposição de tarifas comerciais, têm elevado o custo dos Treasuries, refletindo a perda de confiança dos investidores.