![]() |
| - foto: Rovena Rosa/Agência Brasil |
A Paraíba alcançou um marco relevante na infraestrutura econômica: segundo o Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o estado apresenta a menor tarifa média de energia elétrica do Brasil. O indicador considera a tarifa média, já incluindo impostos, ponderada pelas participações das classes de consumo (residencial, comercial, industrial e rural), com base em dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O cálculo utilizado pelo CLP leva em conta não apenas a tarifa nominal praticada pelas distribuidoras, mas também a estrutura de consumo em cada estado. Dessa forma, regiões com forte presença industrial, por exemplo, têm seu custo médio afetado pela tarifa aplicada ao uso econômico de maior porte. A posição da Paraíba, portanto, reflete tanto preços praticados quanto o perfil de consumo local, resultando em tarifação média residencial e industrial mais competitiva entre as 27 unidades federativas.
O resultado traz implicações práticas para a economia local. Menores custos com energia tendem a reduzir despesas operacionais de empresas, melhorar a margem de lucratividade e tornar o estado mais atraente para novos investimentos — especialmente em setores intensivos em consumo elétrico. Para as famílias, a tarifa mais baixa contribui para alívio no orçamento doméstico.
No conjunto do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, a Paraíba manteve liderança regional, consolidando-se como o estado mais competitivo do Nordeste, e subiu para a 11ª posição no ranking nacional. O levantamento do CLP é amplamente utilizado por gestores públicos e investidores como ferramenta para comparação da capacidade administrativa e do ambiente de negócios entre as unidades federativas.
Com informações Gov. PB
