Com a proximidade das festas de fim de ano, o funcionamento dos bancos terá alterações nas próximas semanas. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o expediente será reduzido no dia 24 de dezembro e suspenso nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. Enquanto isso, o sistema PIX continuará operando normalmente, oferecendo uma opção prática para os clientes.
No dia 24 de dezembro, véspera de Natal, as agências bancárias funcionarão em horário reduzido, das 9h às 11h (horário de Brasília). Já no dia 31, véspera de Ano Novo, não haverá expediente bancário, e as operações como TED e compensações financeiras estarão indisponíveis.
Nos feriados nacionais de 25 de dezembro e 1º de janeiro, os bancos permanecerão fechados, com atendimento presencial suspenso. Por outro lado, nos dias 23, 26, 27 e 30 de dezembro, as agências operarão normalmente. A partir do dia 2 de janeiro, o expediente também será retomado sem alterações.
Pagamentos e compensações
Contas de consumo, como água, energia e telefone, com vencimento nos dias 25/12, 31/12 e 01/01, poderão ser pagas no próximo dia útil sem multas ou juros. Para tributos e impostos com vencimento durante o período, a Febraban recomenda que o pagamento seja antecipado, a fim de evitar encargos adicionais.
“Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais”, informou a Febraban. No entanto, se o documento não considerar os feriados, a orientação é realizar o pagamento por meio de caixas eletrônicos, aplicativos, internet banking ou agendar a transação.
Diante das mudanças no expediente bancário para o fim de ano, os clientes devem se planejar para evitar transtornos. As operações digitais continuam sendo uma alternativa prática e segura para pagamentos e transferências. Com o funcionamento ininterrupto do PIX, os usuários também poderão contar com essa ferramenta para transações rápidas durante os feriados.