Publicidade

Bares e restaurantes esperam alta nas vendas no Dia dos Pais

Setor projeta crescimento de até 20% no faturamento em comparação ao ano passado, revela pesquisa da Abrasel.

05/08/2024 às 06h39
Por: Portal Click83 Fonte: Com informações da Agência Brasil
Compartilhe:
- Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
- Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) entre os dias 22 e 29 de julho, com 2.005 empresários de todo o país, aponta que 79% dos estabelecimentos do setor esperam um aumento no faturamento no Dia dos Pais em comparação ao mesmo período do ano passado. Para 65% desses empresários, o crescimento poderá ser de até 20%.

Continua após a publicidade

O Dia dos Pais, celebrado neste domingo, é aguardado com grande expectativa pelo setor de bares e restaurantes. De acordo com a Abrasel, 79% dos estabelecimentos esperam um aumento no faturamento em comparação ao ano passado, sendo que 65% desses empresários acreditam em um crescimento de até 20%. Este otimismo reflete um momento de recuperação e tentativa de estabilização financeira pós-pandemia.

A pesquisa da Abrasel também revela que 78% dos empreendimentos pretendem abrir no Dia dos Pais. Em comparação a um domingo comum, 57% dos empresários preveem um aumento de até 20% nas vendas, 7% esperam um crescimento entre 21% e 30%, enquanto outros 7% estão ainda mais otimistas, prevendo um aumento superior a 30%.

José Eduardo Camargo, responsável por conteúdo da Abrasel, destacou a importância desta data para o setor, embora ressalte que muitas empresas ainda enfrentam dificuldades financeiras. "Apesar da expectativa de aumento de vendas, 60% das empresas operaram sem lucro agora em junho, com 36% equilibradas e 24% registrando prejuízo", afirmou Camargo.

Continua após a publicidade

Em julho, o número de estabelecimentos no prejuízo caiu para 24%. No entanto, 40% das empresas ainda têm dívidas em atraso, o que representa um desafio significativo. "As empresas não estão conseguindo trabalhar com resultado positivo devido às dívidas, principalmente", observou Camargo.

Entre as empresas endividadas, 73% devem impostos federais, 47% impostos estaduais, 36% têm empréstimos bancários em atraso e 29% têm débitos com serviços públicos. Camargo explicou que os donos de estabelecimentos priorizam o pagamento de empregados e fornecedores essenciais, o que leva a atrasos no pagamento de impostos.

Para enfrentar essas dificuldades, a Abrasel está incentivando a adesão ao novo Programa Emergencial para Retomada do Setor de Eventos (Perse), que oferece benefícios fiscais ao setor. O programa, restabelecido pela Lei 14.859/2024, tem um prazo de adesão que se encerra nesta sexta-feira (2).

#DiaDosPais #TurismoGastronômico #BaresERestaurantes #Economia #Abrasel #RecuperaçãoEconômica #Perse #Vendas #Faturamento

Lenium - Criar site de notícias