Os mais de 2,1 milhões de candidatos inscritos no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que será realizado no dia 18 de agosto, poderão utilizar folhas de anotação para registrar suas respostas durante as provas. Esta decisão foi tomada após acordo entre o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), a Defensoria Pública da União e o Ministério Público, atendendo aos pedidos dos candidatos.
Em resposta aos pedidos dos candidatos, o MGI autorizou a distribuição de folhas de anotação durante o Concurso Público Nacional Unificado, que ocorrerá em 18 de agosto. Essa mudança permitirá que os candidatos comparem suas respostas com os gabaritos oficiais após o exame, proporcionando maior transparência e precisão no registro das respostas.
Cada candidato receberá duas folhas de anotação, uma para o período da manhã e outra para a tarde. Essas folhas só poderão ser usadas pelos candidatos que permanecerem até os 30 minutos finais de cada turno das provas. Além disso, a folha de respostas da manhã deverá ser guardada no envelope fornecido pelos fiscais e não poderá ser levada para a sala de prova no período da tarde.
Inicialmente, o MGI havia decidido não fornecer essas folhas devido a preocupações com fraudes. No entanto, após diálogos com órgãos federais e solicitações dos candidatos, a decisão foi revista. “Entendemos as expectativas e o direito dos candidatos de registrar suas respostas. Cada candidato receberá uma folha de rascunho do cartão de respostas com o número exato de questões, permitindo o preenchimento preciso”, explicou Alexandre Retamal, coordenador-geral de Logística do CPNU.
Os portões dos locais de prova serão abertos às 7h30 (horário de Brasília) para o turno da manhã e às 13h para o turno da tarde. As provas serão divididas em blocos temáticos de cargos, conforme o nível de escolaridade dos candidatos. Pela manhã, serão aplicadas 20 questões objetivas e uma questão dissertativa para os blocos de nível superior, e 20 questões objetivas e uma redação para o bloco de nível médio. No período vespertino, os candidatos de nível superior responderão a 50 questões objetivas de conhecimentos específicos, enquanto os de nível médio enfrentarão 40 questões objetivas.
#ConcursoPúblico #CPNU #Provas2024 #Transparência #Educação #ServiçoPúblico #Brasil