O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a União Europeia (UE) firmaram uma parceria estratégica para apoiar o desenvolvimento sustentável no Brasil, com foco especial na preservação da Amazônia. Durante o IV Fórum Brasil-União Europeia, realizado na sede do BNDES, o presidente do banco, Aloizio Mercadante, e a comissária da União Europeia para Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen, assinaram uma carta de intenções que marca um passo importante nessa colaboração.
Em uma iniciativa para fortalecer o Fundo Amazônia, a União Europeia anunciou uma doação de 20 milhões de euros (cerca de R$ 120 milhões). A contribuição, formalizada através de uma carta de intenções assinada pelo BNDES e pela comissária Jutta Urpilainen, reforça o compromisso europeu com a preservação da maior floresta tropical do mundo e o combate ao desmatamento.
Aloizio Mercadante destacou a importância dessa parceria, afirmando que a contribuição dos 27 países da União Europeia traz respaldo e credibilidade ao Fundo Amazônia. “Esta é uma sinalização muito importante porque significa contribuição do conjunto dos 27 países que fazem parte da União Europeia. Nós reduzimos em 50% o desmatamento; é por isso que essas contribuições estão sendo fortalecidas”, disse Mercadante.
A comissária Jutta Urpilainen reafirmou o compromisso da Comissão Europeia em apoiar os esforços do governo brasileiro. “Nosso compromisso deverá respaldar os esforços do governo brasileiro e vai possibilitar a aceleração da luta contra o desmatamento”, afirmou.
O Fundo Amazônia, atualmente com recursos de R$ 3,9 bilhões, registrou um recorde de investimentos em novas ações no último ano, após um período de quatro anos desativado. Hoje, o fundo apoia 114 iniciativas, incluindo o Arco da Restauração, maior projeto de restauro de florestas nativas, e o fortalecimento do Corpo de Bombeiros no enfrentamento a incêndios.
#DesenvolvimentoSustentável #BNDES #UniãoEuropeia #FundoAmazônia #MeioAmbiente #Preservação #Amazônia #Desmatamento #ParceriasInternacionais