Publicidade

Apagão tecnológico da Microsoft afeta milhões de máquinas pelo mundo

Atualização de segurança da CrowdStrike causa falha em 8,5 milhões de dispositivos Windows, impactando diversos setores globais.

22/07/2024 às 07h53
Por: Portal Click83 Fonte: Com informações da Agência Brasil
Compartilhe:
- Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
- Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Um apagão tecnológico sem precedentes deixou 8,5 milhões de máquinas com o sistema operacional Windows fora de serviço nesta sexta-feira (19). A gigante da tecnologia Microsoft informou que a falha foi desencadeada por uma atualização de segurança da empresa CrowdStrike, afetando menos de 1% dos dispositivos da Microsoft, mas causando grandes impactos econômicos e sociais.

Continua após a publicidade

A falha ocorreu devido a uma atualização do sensor de segurança CrowdStrike Falcon, que detecta possíveis invasões de hackers. O problema gerou uma interrupção global nos serviços de Tecnologia da Informação (TI), afetando setores como bancos, transportes, saúde e comunicações. Empresas e usuários ao redor do mundo foram gravemente impactados, com muitos sistemas operacionais Windows inoperantes.

A Microsoft, em comunicado oficial, detalhou as causas do apagão e as medidas adotadas para mitigar os danos. “Embora a porcentagem de dispositivos afetados seja pequena, os amplos impactos econômicos e sociais refletem o uso do CrowdStrike por empresas que executam muitos serviços críticos”, afirmou a companhia em seu blog.

A empresa explicou que, desde o início do incidente, manteve uma comunicação constante com clientes, a CrowdStrike e desenvolvedores externos para coletar informações e agilizar soluções. “Reconhecemos a interrupção que este problema causou para as empresas e nas rotinas diárias de muitas pessoas”, disse a Microsoft, destacando os esforços para resolver a situação rapidamente.

Continua após a publicidade

Para enfrentar a crise, a Microsoft mobilizou centenas de engenheiros e especialistas para trabalhar diretamente com os clientes afetados e restaurar os serviços. A operação contou ainda com a colaboração de outros provedores de nuvem, como a Google Cloud Platform e a Amazon Web Services (AWS), para acelerar a recuperação dos sistemas.

O apagão cibernético ressaltou a interconectividade dos sistemas tecnológicos e a importância de práticas robustas de segurança cibernética e recuperação de desastres. “Este incidente é um lembrete de quão crucial é para todos no ecossistema de tecnologia priorizar a operação com implantação segura e recuperação de desastres usando os mecanismos que existem”, concluiu a Microsoft em seu informe final.

#Microsoft #CrowdStrike #ApagãoTecnológico #SegurançaCibernética #TI #Tecnologia #Windows #AWS #GoogleCloud #Cibersegurança

Lenium - Criar site de notícias