Cerca de 180 estudantes da rede estadual da Paraíba conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), realizada em maio pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). A competição reuniu alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo o território nacional e em escolas de língua portuguesa no exterior.
Na Paraíba, a ECIT Antônio Avelino de Almeida, em Olho D’Água, destacou-se com 30 medalhistas. A professora de Ciências, Maria Fátima Leite, coordenadora da OBA na escola desde 2016, atribui os bons resultados ao trabalho preparatório com os alunos, utilizando materiais disponibilizados pelo site da OBA, incluindo provas de anos anteriores e videoaulas.
A ECIT Maestro José Siqueira, em Conceição, também teve um desempenho notável, com o estudante Esley Pires conquistando a medalha de ouro no nível 4 da OBA com a nota máxima. Além disso, dois estudantes da escola foram pré-selecionados para as fases online da Olimpíada Internacional de Astronomia de 2025. A professora Karine Sousa, da área de Tecnologia da Informação, sempre incentiva a participação dos alunos em diversas olimpíadas, e este ano desafiou-os a participar da OBA.
A OBA tem como objetivos fomentar o interesse dos jovens por Astronomia e Astronáutica, promover a difusão de conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa, mobilizando não só alunos, mas também professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais, escolas, planetários, observatórios e outras instituições voltadas às atividades aeroespaciais.
Equipes de 35 escolas da rede pública estadual foram classificadas para a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que será realizada em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, entre agosto e dezembro de 2024. A classificação ocorreu após as provas de 17 de maio em todo o país. A mostra é organizada pela SAB em parceria com a AEB e é voltada para estudantes do ensino fundamental e médio das redes pública e particular.
Em Belém do Brejo do Cruz, os estudantes da ECI Nossa Senhora da Conceição se destacaram nas olimpíadas internas e foram selecionados para a mostra nacional. Inspirados pelo sucesso, a escola ampliou a iniciativa para toda a cidade, convidando outras escolas para participar e replicando oficinas sobre a construção de foguetes. As equipes da ECI Nossa Senhora da Conceição e da EEEF Américo Maia foram classificadas para a mostra nacional em 2024, com lançamentos de foguetes que atingiram 146 e 145 metros, respectivamente.
Os resultados obtidos pelos estudantes paraibanos na OBA e na preparação para a MOBFOG demonstram o impacto positivo das iniciativas educacionais em Astronomia e Astronáutica no estado. A participação em competições como essas não apenas enriquece o conhecimento dos alunos, mas também incentiva a cooperação e o desenvolvimento de habilidades práticas, essenciais para o futuro acadêmico e profissional.
#OlimpiadaDeAstronomia #OBA2024 #Paraiba #Educacao #Astronomia #MostraDeFoguetes #MOBFOG #Estudantes #Conquistas #Ciência